Autismo e Hiperlexia

Autismo e Hiperlexia

  • Grupo Conduzir admin
  • 22 de outubro de 2022
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A hiperlexia é uma comorbidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é considerada um transtorno de linguagem e comunicação. 

Embora possuam padrões de comportamento muito parecidos aos apresentados nos casos de TEA, crianças hiperléxicas tendem a perder tais características à medida que desenvolvem suas habilidades de linguagem.

A criança hiperléxica costuma apresentar fascinação por letras e números, dificuldade para compreender a linguagem verbal e déficits de habilidades sociais, as quais estão relacionadas à dificuldade de comunicação.

A criança desenvolve precocemente habilidade de leitura, mas esta muitas vezes se dá de maneira mecânica, sem interpretação. Ela aprende apenas a decodificar as palavras a partir da identificação de letras.

A dificuldade em estabelecer a comunicação por parte das crianças hiperléxicas se dá pelo processamento da linguagem. Elas possuem uma excelente memória visual e auditiva, mas geralmente têm um vocabulário limitado, o que também inibe a comunicação. Não conseguem juntar palavras para se expressar ou entender o que os outros falam.

Pela grande facilidade na memorização visual ou auditiva, as crianças com hiperlexia aprendem a falar de maneira diferente, memorizando frases ou até mesmo conversas inteiras vistas na televisão ou em vídeos, por exemplo.

Muitas crianças hiperléxicas apresentam essas características entre os 2 e 3 anos de idade, o que acaba por levantar a suspeita de Autismo. No caso da hiperlexia, a dificuldade de socialização está ligada a déficits na comunicação. 

A presença de hiperlexia em crianças com autismo é mais frequente do que em outros transtornos do desenvolvimento. Isso se dá devido às habilidades mais preservadas de memória visual, discriminação visual e interesse pelo material concreto e visual que os autistas apresentam. Ambos os quadros apresentam dificuldades no pensamento abstrato.

A intervenção em Fonoaudiologia para as crianças hiperléxicas, assim como nos casos de TEA, tem como objetivo promover a comunicação e o desenvolvimento da linguagem oral de forma a promover a socialização da criança com os seus pares. 

Os pais e terapeutas devem, em ambos os casos, estimular a socialização com outras crianças, pois mesmo com a dificuldade de comunicação apresentada pela criança hiperléxica, esta interação auxilia o reconhecimento dos aspetos funcionais da comunicação oral.

 

Referências bibliográficas:

Baldaçara, L., Nóbrega, L.P.C., Tengan, S.K., & Maia, A.K. (2006). Hiperlexia em um caso de autismo e suas hipóteses. Rev. Psiq. Clín. 33 (5); 268-271.
Lamônica, D.A.C., Gejão, M.G., Prado, L.M., & Ferreira, A.T. (2013). Habilidades de leitura em crianças com diagnóstico de hiperlexia: relato de caso. CoDAS ;25(4):391-5.