Autistas não são iguais

Autistas não são iguais

  • Grupo Conduzir admin
  • 19 de fevereiro de 2021
  • Autismo

Todos nós possuímos impressões digitais diferentes, características próprias, não só físicas como comportamentais também. Somos únicos, cada um a seu modo, e as pessoas com transtorno do espectro autista também.

O Autismo não define aquele indivíduo que possui o diagnóstico.

Quando eu falo com as pessoas que meu filho é autista, a reação costuma ser:
“Nossa, então ele deve ser muito inteligente! Autistas são gênios”,
Ou
“Ixi, então ele não gosta de abraços, né?”,
Ou
“Sei, ele prefere ficar sozinho sem conversar com ninguém!”
Ou a clássica
“Igual ao Messi e Einstein”

Só para constar, Messi, até a data de hoje, nunca se declarou autista, muito pelo contrário. Einstein também, apesar dos indícios, não foi devidamente e cientificamente diagnosticado.

O fato é que meu filho, sim, tem extrema facilidade para idiomas, por exemplo, mas possui dificuldade considerável em outras áreas. Algumas pessoas com autismo possuem um grau de dependência maior e outras menor, alguns possuem deficiência intelectual e outros não. Alguns possuem aptidões para esportes, outros para música, outros para a leitura, outros para matemática e outros não possuem um talento específico, mas superam diariamente os pequenos/grandes obstáculos, vivendo as vitórias que são invisíveis aos olhos dos que não convivem diretamente com eles.

Meu filho ama abraços apertados, desde que seja consensual. Ele não gosta é de pessoas invasivas – para ser sincera, nem eu RS.

E ele ama companhia. Às vezes precisa de um tempo sozinho, sim, mas em geral gosta de ficar perto, bem pertinho.

A crença de que todos os autistas são iguais é completamente equivocada.

Por isso, as adaptações curriculares, terapias, intervenções sensoriais, intervenções fonológicas… precisam ser customizadas para aquele indivíduo, levando em consideração todas as suas particularidades.

Não somos todos iguais, somos todos maravilhosamente diferentes.

 

Michelle Carvalho, mãe do Enzo 💙

 

*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.