Como descobrir a função dos comportamentos das crianças?

Como descobrir a função dos comportamentos das crianças?

  • Grupo Conduzir admin
  • 8 de agosto de 2017
  • Autismo

Quem tem um mínimo de contato com Análise do Comportamento, já deve ter escutado sobre a importância de analisar a função dos comportamentos emitidos pelas crianças. Mas, o que isso significa e por quais motivos essa discriminação é tão importante para a modificação de comportamento?

Descobrindo a função dos comportamentos das crianças

Descobrir a função das respostas (comportamentos) das crianças é fundamental, uma vez que implica e influencia diretamente no tipo de consequência que você, adulto, deverá prover para modifica-las ou mantê-las.

Avaliação Funcional

Avaliação Funcional é “o processo de coletar informações sobre os antecedentes e conseqüências que estão relacionadas funcionalmente à ocorrência de problemas de comportamento”. (Miltenberger, 2001).

Para discriminar e analisar as funções das respostas existem diversas variáveis que precisam ser consideradas, como por exemplo: onde o comportamento ocorre; na presença de quem ocorre com mais frequência; qual a frequência; qual a intensidade e o que ocorre antes e depois. A descrição desses pontos possibilita a analise e o planejamento necessário para modificação das respostas em questão.

Mesmo comportamento X Diferentes funções

Exemplificando com situações cotidianas e simples, imaginem motivos aos quais fazem um bebê chorar: fome, sede, sono, dor de barriga, febre e, etc. Com certeza, se fossemos listar de maneira detalhada e criteriosa surgiriam inúmeras outras razões. Para cada um desses choros, existe uma consequência mais adequada, não é?
Com certeza dar comida para uma criança que está chorando por dor de barriga não faria que a resposta de chorar diminuísse ou parasse – pelo contrário. E é essa a importância de se olhar com atenção as relações funcionais dos comportamentos. Toda e qualquer resposta ocorre por uma razão, portanto, toda e qualquer resposta possui uma função diferente mesmo que topograficamente sejam iguais.

Confira o vídeo que fala sobre a função dos comportamentos

A Supervisora do Grupo Conduzir, Tássia Pina, explica no vídeo abaixo os principais pontos dessa discussão.
[https://youtu.be/NMmxxICttBY]

Descobrindo as funções e estabelecendo as consequências adequadas

Antes de descrever e dar modelo para facilitar a analise funcional do comportamento, é válido destacar que o adulto deve ter sempre muito claro quais são seus objetivos com a criança e se o desejo é fortalecer ou enfraquecer o comportamento – alvo. Segue exemplo de como descrever as variáveis para compreensão da função comportamental das respostas emitidas pela criança:
Variáveis para compreensão da Função Comportamental
Claramente a presença do pai é um antecedente que elicia a resposta de chorar, gritar e se recusar a comer. Dessa maneira, o individuo teve acesso a consequência reforçadora que, por sua vez, fortaleceu a resposta de birra – esse foi o comportamento selecionado para quando, na presença do pai ou de outro adulto (generalização), a criança desejar produzir atenção.
Tendo em vista a função e se o objetivo da família é que a criança não emita comportamentos indesejados para ter acesso ao pai, a resposta de birra deve ser extinta, ou seja, o pai não deve prover atenção (dar comida, olhar, conversar) principalmente durante a ocorrência do inadequado.
Para finalizar, a orientação básica passada às famílias é que estejam atentas aos motivos que levam a emissão das respostas mesmo que sejam parecidas ou idênticas topograficamente. A partir disso, reflitam a respeito de quais comportamentos desejam manter ou não no repertório da criança.

 

*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.