Dificuldades na rotina entre pais e filhos
Quando se trata de dificuldades na rotina entre pais e filhos é comum as pessoas, de um modo geral, notarem mais os aspectos negativos do que positivos. E por que com os pais seria diferente? É comum vermos pais brigando com os filhos quando fazem algo errado, mas será que estão prestando atenção quando fazem algo adequado?
Com a rotina muito corrida, já é do nosso cotidiano chegarmos em casa cansados e sem disposição para brincar ou simplesmente dar atenção aos nosso filhos e, por isso, deixamos de reparar neles. Quando estão quietinhos, assistindo televisão ou brincando sozinhos, tendemos a deixá-los lá, e só começamos a prestar atenção quando começam a gritar, brigar com o irmão, derrubar as coisas, entre outros comportamentos que consideramos “errados”.
O que os pais fazem nessa hora? Gritam ou colocam de castigo. Ou até, os que estão um pouco mais dispostos, sentam para ter uma longa conversa sobre aquele comportamento que não querem que a criança tenha.
Neste momento de dificuldade na rotina entre pais e filhos, o que estamos ensinando a eles? Estou cansado e, se quiser ter minha atenção, faça coisas das quais eu não gosto. Se os pais só prestam atenção nos filhos quando fazem algo inadequado, a tendência é de os filhos continuarem se comportando mal para chamar atenção.
Mas o que devo fazer para melhorar a rotina com meus filhos?
Apesar da correria do dia a dia, é importante separar um tempo para ficarmos com nossas crianças. É importante fazer a tarefa da escola, brincar, ou mesmo contar uma história antes de dormir. Se uma criança não consegue ter atenção e amor quando ela está obedecendo, ou seja, tendo comportamentos desejados, ela provavelmente emitirá outros comportamentos (indesejados), para receber essa atenção e amor. Os filhos precisam da atenção dos pais.
Dê atenção na hora certa. Ou seja, reforce os comportamentos desejados! Isso aumentará a probabilidade de seu filho se comportar dessa maneira novamente. O reforço aumenta a autoestima e o otimismo da criança. Ela aprende que o que faz tem seu valor e é adequado para aquele contexto. Além de diminuir a probabilidade de a criança emitir aqueles comportamentos que não queremos, estabelecendo uma rotina melhor entre pais e filhos.
É preciso aprender a perceber os acertos, as coisas boas, ou mesmo uma pequena evolução do seu filho. Consequências positivas aumentam a probabilidade de um comportamento ser repetido.
Comportamento desejado na rotina entre pais e filhos
Se quisermos que nossos filhos continuem se comportando como esperamos, devemos começar a prestar atenção neles. Como? Reforçando os comportamentos positivos, comportamentos desejados a determinadas situações. Assim, as crianças saberão o que fazer para terem o amor e a atenção que tanto esperam receber de seus pais.
*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.