Estimulando a linguagem
Durante a aquisição de linguagem, precisamos “emprestar” para a criança nossa linguagem, sempre nomeando e narrando as ações dela.
A nossa linguagem vai ajudar a dar forma e sentido ao que está acontecendo.
É por isso que nas sessões de fonoaudiologia nós, enquanto terapeutas, narramos nossa brincadeira com a criança para assim dar sentido e significado às ações e aos objetos que estamos usando. Assim, a criança vai compreender e começar a imitar nosso modelo.
Outro ponto importante é evitarmos usar os comandos como DIGA ou FALE quando quisermos que ela repita nossa fala!
Devemos sempre mostrar ou apontar para o que desejamos que ela fale, dizendo o nome de forma clara, lenta e pausada para que fique bem claro para a criança.
Depois que a criança aprende as primeiras palavras, construindo frases e fazendo uso das funções comunicativas – como fazer pedidos, perguntas e protestos por exemplo –, é dado início à comunicação funcional. Consequentemente a criança aprende as regras conversacionais, se pronunciando quando for sua vez e dando espaço quando for a vez do outro falar.
E como podemos aproveitar as atividades do dia a dia para estimular a linguagem?
- Usando as brincadeiras e jogos para promover a interação e aproveitar para fazer perguntas e contar histórias, dando modelos de vocabulários.
- Deixando a criança se expressar, dando espaço para que ela responda por si, mesmo que demore e, caso ela não consiga naquele momento, diga que está tudo bem!
- Nada de usar palavras rebuscadas! A criança precisa entender as palavras e para isso o vocabulário precisa ser mais simples. Use sentenças mais curtas que possam ser compreendidas sem esforço.
Fga. Dra. Milene Rossi P. Barbosa
CRFa. 14.900 SP
*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.