Meu aluno é autista: como posso educá-lo da melhor maneira?

Meu aluno é autista: como posso educá-lo da melhor maneira?

  • Grupo Conduzir admin
  • 8 de outubro de 2022
  • Blog

O ano letivo vai iniciar, e você ficou sabendo que terá um aluno com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sua sala de aula. E agora? Como você poderá contribuir para o seu desenvolvimento? Qual é a melhor maneira de ajudá-lo? Como você pode incluir essa criança na sua classe respeitando suas dificuldades?

A inclusão pode ser entendida como: 

“[…]uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.”¹

Apesar de a inclusão ser um tema que ganhou força e visibilidade nos últimos anos, ainda é difícil observarmos ações práticas, objetivas e funcionais que envolvam o acolhimento das crianças com necessidades diversas, e isso inclui crianças com TEA.

Não existe uma receita pronta para seguir. O que existe é um olhar direcionado para as potencialidades e dificuldades do seu aluno para que ele possa aproveitar melhor o que você tem a ensinar. Mas como direcionar esse olhar? Qual o melhor caminho? O que devo considerar? 

O primeiro passo é conhecer essa criança, conversar com a família e com os profissionais que a acompanham, entender quais são as habilidades que ela já tem, o que está sendo trabalhado, quais os objetivos das intervenções que ela já tem, o quanto já se desenvolveu e quais serão os próximos passos.

O segundo passo é criar vínculo com seu aluno. Não importa se ele tem diagnóstico ou não; qualquer criança quer se sentir pertencente ao grupo. Entenda do que ele gosta, forneça um ambiente acolhedor e estimule sua participação. Ensine para os demais alunos que ele é um membro do grupo, igual a todos. 

A partir daí, você já conhece seu novo aluno, já tem vínculo com ele e já entendeu o  caminho a seguir. Agora, temos que pensar no currículo. Qual é o seu planejamento para aquela sala e como incluir seu aluno com TEA nesse planejamento? Nesse momento é importante utilizar os interesses e habilidades que ele já desenvolveu para elaborar as atividades que pretende executar em cada aula.

O planejamento, o acolhimento e o diálogo com a família e a equipe multidisciplinar devem ser mantidos regularmente, para que todos estejam alinhados quanto às evoluções e aos objetivos. Essas conversas, adaptações e trocas têm como objetivo principal permitir a autonomia do aluno, para que ele consiga se desenvolver dentro do ambiente escolar.

A estruturação da rede de apoio, formada pela equipe pedagógica, equipe multidisciplinar e os responsáveis, apesar de demandar bastante dedicação, sensibilidade e engajamento de todos os envolvidos, é essencial para que o aluno consiga desenvolver socialização, comunicação e também a parte cognitiva.

Além disso, os outros alunos aprenderão a conviver, aceitar e respeitar as diferenças. Um ambiente inclusivo permitirá que todos que estão presentes se desenvolvam da melhor maneira possível, levando em conta suas potencialidades e dificuldades. 

É importante lembrar que o espectro do autismo é bem amplo. Portanto, cada um deve ter oportunidades e auxílios diferentes e individualizados. E dentro do ambiente escolar, o professor é o principal mediador entre a adaptação e a inclusão desse aluno. Os educadores devem permitir um ensino de qualidade, com o objetivo de formar indivíduos com a capacidade de entender sua realidade e participar do mundo de forma funcional e efetiva.

 

Referências:

¹Ângelo, J.S. (2021). O papel do professor na inclusão do aluno autista. Nucleo do conhecimento. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aluno-autista. Acesso em: 04 de set. 2022

Educação inclusiva. (s.d.) Diversa. Disponível em: <https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/o-que-e-educacao-inclusiva/?gclid=Cj0KCQjwmdGYBhDRARIsABmSEeMvoDIAc7nHs7BChrs_2Ed9D9yCUHQNX_d3bqOxfZHI8ZHvl8y8YusaAsh0EALw_wcB>. Acesso em: 04 de set. de 2022

 

Larissa Rodrigues, Supervisora ABA do Grupo Conduzir.

 

 

 

*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.