O impacto do Autismo na sociedade
Há alguns bons anos mergulhada no Autismo, todo dia me deparo com as dificuldades de sair desse mundo e voltar para a vida além desses muros. Acho importante que possamos discutir e refletir sobre o impacto do Autismo na sociedade de hoje e na sociedade do futuro.
O que você, enquanto cidadão, contribui para uma sociedade mais inclusiva e preparada para receber crianças, jovens e adultos autistas?
Você sabia que esses indivíduos têm o direito e são capazes ter uma vida produtiva através do estudo, trabalho e convivência social? – Considerando o nível de comprometimento.
Em um período de 10 a 15 anos, com o aumento da incidência dos indivíduos que estão no Espectro, teremos um número significante de jovens e adultos autistas entre nós. E o que você vai fazer?
Sua escola está preparada para recebê-los e ensiná-los? Sua empresa está preparada para contratá-los? A sua vizinhança está preparada para conviver com eles? A sua cidade, o seu estado, o seu país?
A resposta para todas essas perguntas é “simples”: INFORMAÇÃO.
Os muros vêm sendo derrubados ao poucos, se abrindo para os conhecimentos na área, mas que ainda revelam um lugar muito mal preparado para receber estes indivíduos.
NÃOOOO!!! Ser autista não é viver sozinho e bater a cabeça na parede. Isso não os define.
A informação traz conhecimento, noção das possibilidades e como consequência, menos preconceito.
Saber o que é autismo e como são os indivíduos que estão no espectro é o primeiro passo e faz com que possamos entender e olhá-los de forma diferente. SIM, de forma diferente porque eles são diferentes. O cérebro, a aprendizagem e os comportamentos se dão de forma diferenciada.
E como sociedade, precisamos nos preparar para essa convivência que só tende a aumentar. No Grupo Conduzir desenvolvemos a inclusão social e profissional desses indivíduos, e sabemos o desafio constante dessa tarefa.
Procure informação, mesmo que você não conheça ninguém com este diagnóstico. O “Autismo”, em algum momento da sua vida, vai bater na sua porta e é de bom grado que você saiba recebê-lo e convidá-lo para uma xícara de café! E por experiência própria, fica a minha dica: Você vai amar essa nova descoberta!
*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.