O que é autismo?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação e na interação social.
Manifesta-se no período de desenvolvimento da primeira infância, apresentando atrasos nas áreas de reciprocidade socioemocional, comportamentos comunicativos e padrões de comportamentos restritos e repetitivos.
Existem características que podem caracterizar e identificar o TEA, como:
Déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, conforme estipulado pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V). Dentre as suas diversas formas de manifestação, destacam-se os seguintes exemplos ilustrativos:
- Déficits na reciprocidade socioemocional, podendo apresentar, por exemplo, uma abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa natural, o compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, bem como dificuldade para iniciar ou responder às interações sociais;
- Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para a interação social, como comunicação verbal e não verbal pouco integrada, anormalidade no contato visual e na linguagem corporal, déficits na compreensão e uso de gestos, ou ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal;
- Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, manifestando, por exemplo, dificuldades em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos, compartilhar brincadeiras imaginativas ou estabelecer relação de amizade com seus pares.
Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, o que poderá ser manifestado por pelo menos dois dos seguintes padrões (os exemplos são ilustrativos e não exaustivos):
- Movimentos motores, uso de objetos ou falas estereotipadas e repetitivas, como estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas;
- Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal, como sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente;
- Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco, por exemplo: forte apego ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos;
- Hipo ou hiperatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente, como indiferença aparente à dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento.
É importante entender que existe uma grande variabilidade de características e comportamentos e por isso nenhum indivíduo com diagnóstico do TEA irá apresentar os momentos comportamentos. Além disso, a terapia precisa ser sempre adequada a cada pessoa, suas necessidades e singularidades.
O caminho terá dificuldades, mas é importante destacar que a pessoa com TEA é capaz de aprender, sendo possível, portanto, desenvolver e aprimorar suas habilidades sociais e também diminuir os comportamentos excessivos. Para isso, é essencial que uma avaliação comportamental seja realizada com assertividade para que a aplicação da terapia também seja eficaz.
Como são os caminhos para definir o autismo?
Um médico especialista, psicopedagogos e outros profissionais podem identificar traços que sejam características do TEA, mas é muito importante que, para um diagnóstico fechado, seja feita uma avaliação com um Analista do Comportamento, pois é um profissional habilitado a avaliar as habilidades e características da pessoa com TEA.
Aqui no Grupo Conduzir realizamos este trabalho de desenvolvimento de pessoas autistas, contando com muita expertise e competências técnicas, sempre considerando as singularidades e necessidades de cada cliente e de sua família, contribuindo para o desenvolvimento e integração das pessoas autistas na sociedade.