Setor de Treinamentos Técnicos
Desde a fundação do Grupo Conduzir em 2012, a capacitação e o aprimoramento do nosso time sempre foi um ponto importante para nós, tendo em vista que a formação dos profissionais reflete diretamente na qualidade dos serviços e entrega aos nossos clientes. Com o crescimento da equipe, os treinamentos se tornaram cada vez mais relevantes para que todos os colaboradores recebam a atualização da área de acordo com o que tem de mais recente na literatura.
O Setor de Treinamentos Técnicos (STT) se estruturou em torno de um objetivo exclusivo: desenvolver os profissionais da área técnica do Grupo Conduzir, considerando desde os terapeutas que estão chegando e agregando-se ao nosso time, passando por toda a equipe de supervisores e, claro, oferecendo também um preparo especializado para a equipe de gerentes ABA.
Para começar, vamos apresentar a estrutura dos treinamentos dos novos terapeutas. Hoje, esses colaboradores só iniciam o atendimento com o cliente após concluir a integração, que é formada por uma imersão de 40 horas de treinamentos teóricos e práticos. Nessa etapa, o novo terapeuta, além de ter acesso a conteúdos teóricos, também tem contato com a prática de forma consistente, contando com o suporte de um treinador especializado para aplicar toda a programação.
Os procedimentos adotados para ensinar a equipe são baseados em Behavioral Skills Training (BST), somados a etapas específicas que variam em concordância com a necessidade do time. O BST consiste, basicamente, em um formato no qual são apresentadas instruções do que será ensinado, modelo do que deve ser desempenhado, oportunidade para executar na prática e feedback. Pesquisas evidenciam que BST é o que tem de mais atual e eficaz para treino de habilidades de profissionais que atuam com ABA.
Considerando então as evidências e a efetividade da estratégia de ensino, o Setor de Treinamentos do Grupo Conduzir selecionou esse modelo e orienta todos os treinamentos da equipe a partir dele, organizando as etapas conforme apresentado na tabela abaixo.
Tabela 1: etapas do treinamento dos terapeutas do GC.
1ª etapa |
Treinador fornece informações teóricas e técnicas e instruções de como aplicar a prática para o profissional em treino. Descreve os comportamentos-alvo esperados, bem como as ações necessárias para que a habilidade seja considerada aprendida. |
2ª etapa |
Possibilita a observação direta da prática, seja com o treinador, demonstrando a habilidade-alvo, seja através da observação realizada diretamente no contexto real de uma sessão com o cliente. |
3ª etapa |
Os profissionais em treinamento têm a oportunidade de praticar o que foi ensinado e receber feedbacks imediatos, com o objetivo principal de aprimorar suas respostas. Essa etapa é executada até que o treinador avalie, através de ferramentas que auxiliam a mensurar a integridade da aplicação, domínio das demandas designadas. |
Para o Grupo Conduzir, os terapeutas estão aptos a iniciar seus atendimentos com os clientes somente após atingirem critérios mínimos de integridade, que são avaliados durante as etapas da integração. O novo terapeuta é avaliado dentro das seguintes áreas: conceitos básicos, ética, habilidades interpessoais, implementação de procedimentos de ensino e cuidado com o cliente.
Além de todos esses suportes, bagagem teórica e prática que o novo profissional recebe ao entrar no Grupo Conduzir, o nosso time também pode contar, durante a sua jornada, com um acompanhamento dos nossos treinadores mediante indicação. Ou seja, à medida que os gestores imediatos (supervisores) avaliam que há uma necessidade emergente de treinamento específico ou atualização em determinada área de atuação, o STT é acionado e se compromete a nivelar esse profissional ao grau de exigência que o caso ou o seu cargo demanda.
Importante destacar que o desenvolvimento da equipe técnica não se restringe apenas à camada dos terapeutas, tendo em vista que, para que esses profissionais e clientes sejam assistidos de forma correta, os supervisores e gerentes ABA também devem ser preparados e, por isso, como mencionado anteriormente, também são desenvolvidos por especialistas da área e BCBAs, através de grupo de estudos quinzenais.
Nessas oportunidades ocorrem discussões técnicas de pesquisas, artigos científicos atualizados, além de tarefas que são designadas para o time praticar o que indicam as recentes literaturas, tornando o aprendizado mais efetivo – o que reflete diretamente na qualidade dos serviços ABA.
Toda a prática do STT é construída com o apoio dos consultores BCBAs, que fundamentam e direcionam para a elaboração de ferramentas e ações de acordo com o que é mais atual na área da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e que garante as melhores práticas baseadas em evidências e compromisso com a ética.
É fundamental para o Grupo Conduzir que toda a equipe esteja atualizada de acordo com as inovações em tecnologia e ciência, mantendo-se assim uma clínica referência em ABA. O foco sempre será a qualidade das entregas técnicas para os nossos clientes e, por isso, acreditamos e investimos em nosso time de profissionais, cuidando e garantindo o alinhamento entre as equipes, preparo teórico e prático dos nossos colaboradores e, claro, motivação para a entrega de um serviço de excelência.
Referências
Parsons, M.B., Rollyson, J.H., & Reid, D.H. (2012). Evidence-based staff training: a guide for practitioners. Behav Anal Pract. 5(2):2-11. doi: 10.1007/BF03391819. PMID: 23730462; PMCID: PMC3592486.
Giovana Vasconcelos – Gerente ABA
*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.