Setor ABA Educação
INTRODUÇÃO
O processo de escolarização para alunos com TEA tem sido marcado por inúmeros desafios e tornado necessárias as discussões a respeito do acesso às instituições, a qualidade da permanência e as práticas de ensino desenvolvidas nesses ambientes.
Um estudo desenvolvido por Gomes e Mendes em 2010 apontou que cerca de 90% dos alunos com TEA não acompanham os conteúdos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas. Práticas desajustadas às características dos alunos, ausência de adaptações curriculares e a inexistência de um plano de ensino individualizado configuram um cenário comum.
Como forma de atenuar os impactos causados por essas práticas e oferecer um serviço que atenda às necessidades individuais dos nossos clientes, o Grupo Conduzir estruturou um setor de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) à Educação, que tem por objetivo promover a aprendizagem por meio das melhores práticas em Educação aliadas às tecnologias de ensino da ABA.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Visando atender aos diferentes estágios do desenvolvimento pedagógico de nossos clientes, o setor tem oferecido duas propostas:
Psicopedagogia: O atendimento psicopedagógico visa promover ampliação do repertório de aprendizagem escolar para a criança com TEA. Para isso, são elaborados programas para desenvolver as habilidades de alfabetização e letramento, conhecimento numérico e cálculos. No atendimento de jovens e adultos, são elaborados programas para que sejam desenvolvidas as habilidades de metacognição, contribuindo para as habilidades da vida diária como: organização e planejamento, independência financeira e aprendizagem de recursos tecnológicos. Tal proposta destina-se a crianças, adolescentes e adultos que já apresentem um repertório pedagógico mínimo e que ainda possam necessitar de ampliação.
Projeto de Recursos Visuais Estruturados: O atendimento pelo projeto de Recursos Visuais Estruturados consiste em oferecer recursos diferenciados para a aprendizagem escolar. Tem por objetivo desenvolver repertórios básicos de rastreio visual, motricidade fina e motricidade global por meio de sistemas de orientação de base visual. Para isso, dedica-se à organização e previsibilidade do ambiente por meio de pistas visuais, a fim de contribuir não somente para as habilidades pedagógicas, como também para uma maior independência do aprendiz. Destina-se auxiliar aqueles que não possuem uma comunicação verbal funcional, mas que ainda irão requerer a adoção de estratégias diferenciadas para a aprendizagem escolar.
Em ambas as propostas, realizamos uma avaliação inicial para definirmos as habilidades pedagógicas necessárias a serem desenvolvidas junto ao cliente, sendo então elaborado um plano de ensino individualizado (PEI).
Nossos supervisores são capacitados para oferecer orientações aos familiares e à escola, realizando reuniões mensais a fim de contribuir com as práticas de ensino alinhadas aos objetivos traçados no PEI, como também com o fornecimento de estratégias e modelos de adaptações curriculares.
PÚBLICO-ALVO
O setor propõe-se atender crianças, adolescentes e adultos, entre as faixas etárias de 4 a 20 anos, que possam vir a necessitar de algum suporte educacional em instituições escolares ou melhorar a instrumentalização de sua vida diária.
NOSSA EQUIPE
O setor conta com uma equipe de profissionais especializados na área, como pedagogos, psicopedagogos e uma BCBA-D ® (profissional com certificação internacional em Análise do Comportamento Aplicada) que se tem dedicado a oferecer um suporte técnico alinhado aos documentos de referência na prestação de serviço ao público TEA.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Gomes, C.G.S. & Mendes, E.G. (2010). Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Especial, 16(3) 375-396.
Karen Marconato, Coordenadora de Setor ABA à Educação
*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.