Grupos de Habilidades Sociais

Grupos de Habilidades Sociais

  • Grupo Conduzir admin
  • 25 de agosto de 2022
  • Blog

Você sabia que indivíduos com Transtorno do Espectro Autista podem ter dificuldades em se comunicar e manter relações sociais com outros?

Pois é, é muito comum que pessoas com TEA apresentem déficits em habilidades sociais, como: iniciar interações, manter reciprocidade, compartilhar interesses, assumir a perspectiva de outra pessoa e inferir os interesses/sentimentos do outro. Mas vivemos em um mundo onde precisamos nos relacionar com outras pessoas, seja em uma comemoração, para pedir uma informação ou apenas realizar uma compra no mercado. Portanto, fica claro que precisamos de um repertório social mínimo para funcionar bem dentro da sociedade. 

Quando se fala em autismo, o ensino de habilidades sociais se tornou um tópico muito popular. Embora os déficits sejam uma característica central desses indivíduos, poucos recebem uma intervenção adequada para esse repertório. 

Vemos que hoje em dia uma das maiores preocupações dos pais com filhos em idade escolar é em relação ao repertório acadêmico. Além disso, escolas e professores muitas vezes se concentram intensamente em habilidades escolares, sem se dar conta de que o sucesso escolar requer uma base de fortes habilidades sociais. As competências sociais abrem caminho para que seja possível divertir-se em festas de aniversário, resolver conflitos com amigos, defender-se e até pedir ajuda quando necessário. 

Assim como essas habilidades são complexas, o ensino delas também é. Mas aqui vamos falar sobre uma das estratégias para ensiná-las: o grupo de habilidades sociais. Este é um contexto muito rico para o ensino dessas habilidades, pois podem ser trabalhados diferentes comportamentos com grupos de três ou mais crianças. 

É importante ressaltar que, como qualquer programação de ensino, é essencial a realização de uma avaliação detalhada e precisa das habilidades individuais antes de usar estratégias para ensinar e monitorar seu sucesso. 

Pensando em tudo isso, após longo período de estudo e planejamento, o Grupo Conduzir deu início este ano ao Grupo de Intervenção em Habilidades Sociais (GIHS) para crianças de 4 a 6 anos. O grupo conta com um currículo específico para desenvolver os principais repertórios sociais, o qual foi desenvolvido especificamente para nossos clientes com base em manuais que avaliam as habilidades nesta área: Socially Savvy, Social Skill Solutions, Inventário Operacionalizado Portage e Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program.  

Caso sejam identificados pelo supervisor da criança déficits nesse repertório e que ela se beneficiará da intervenção em grupo, então pode ser realizada a avaliação dos pré-requisitos necessários para iniciar o currículo e a participação no grupo. 

O formato é bem similar ao contexto escolar, já que há uma mediadora (simulando o papel do professor), além de terapeutas treinados para realizar a coleta de dados e prestar a ajuda necessária. Cada encontro tem uma rotina e atividades direcionadas, e acontece 1 vez por semana durante 12 meses. Além disso, são divididos em 4 módulos, que começam com habilidades básicas e vão ficando cada vez mais complexos com o passar dos meses. 

O principal objetivo aqui é desenvolver as habilidades relacionadas a: seguir regras e atender às expectativas determinadas por adultos ou necessárias para atividades em grupo; identificar e responder apropriadamente a diferentes emoções e situações com a própria criança e pares; fazer uso da linguagem para responder, iniciar e manter diversos níveis de interação social; engajar em vários níveis de brincadeiras interativas com outras crianças. 

Acreditamos que, criando um ambiente próximo ao natural, conseguimos ensinar as habilidades importantes para que os nossos clientes e suas famílias tenham mais qualidade de vida em todos os contextos sociais que são essenciais para viver em sociedade. 

Referências

  1. McKinnon, K. & Krempra, K. (2002). Social Skills Solutions: A Hands-on Manual for Teaching Social Skills to Children with Autism. Drl Books, Inc.
  2. Ellis, J. T. & Almeida, C. (2014). Socially Savvy: As Assessment and Curriculum Guide for Young Children. Different Roads to Learning. 
  3. Jeremy, J. B. et al. (2016). An Evaluation of Behaviorally Based Social Skills Group for Individuals Diagnosed with Autism Spectrum Disorder. National Library of Medicine.
  4. Bellini, S., Peters, J.K., Benner, L. & Hopf, A. (2007). A meta-analysis of School-Based Social Skills Interventions for Children with Autism Spectrum Disorders. SAGE Journals. 

 

 

Karina Frizzi, Gerente ABA do Grupo Conduzir

 

 

*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.